Jejum em exames caminha para a extinção, segundo palestrantes

Tema foi abordado durante congresso

Compartilhar artigo

A segunda palestra do 10º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios, realizado nesta quarta-feira (18/05), em São Paulo, foi sobre o tema “Discutindo o jejum nos exames laboratoriais”, com as apresentações de Nairo  Massakazu Sumita, diretor de serviço do Laboratório Central do Hospital das Clínicas/FMUSP e Odilon Denardin, assessor da diretoria do Hospital Heliópolis, com a coordenação de Carlos Alberto Franco Ballaratiex, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Para Sumita, muitos estudos mostram que ao exames já podem ser feitos sem necessidade de jejum. “Tudo isso desde que os valores de referência sejam adequados para cada caso. A tendência é que o jejum seja abolido.”     

Já Denardin foi mais enfático. “Esse tema ainda vai gerar muita discussão, por isso os profissionais devem abrir a mente para a questão. É preciso, ainda, que haja, participação médica na decisão das condições do exame e que o jejum seja especificado no pedido médico.” 

 

Foto: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Artigos

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela consultoria Gallup, especializada em análise

Convenções Coletivas

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais têm CCT firmada

O SindHosp firmou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicato dos Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Auxiliares em Fisioterapia e Auxiliares de Terapia Ocupacional no Estado de São Paulo (SINFITO-SP), com

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top