Sindhosp

Jejum em exames caminha para a extinção, segundo palestrantes

Tema foi abordado durante congresso

Compartilhar artigo

A segunda palestra do 10º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios, realizado nesta quarta-feira (18/05), em São Paulo, foi sobre o tema “Discutindo o jejum nos exames laboratoriais”, com as apresentações de Nairo  Massakazu Sumita, diretor de serviço do Laboratório Central do Hospital das Clínicas/FMUSP e Odilon Denardin, assessor da diretoria do Hospital Heliópolis, com a coordenação de Carlos Alberto Franco Ballaratiex, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Para Sumita, muitos estudos mostram que ao exames já podem ser feitos sem necessidade de jejum. “Tudo isso desde que os valores de referência sejam adequados para cada caso. A tendência é que o jejum seja abolido.”     

Já Denardin foi mais enfático. “Esse tema ainda vai gerar muita discussão, por isso os profissionais devem abrir a mente para a questão. É preciso, ainda, que haja, participação médica na decisão das condições do exame e que o jejum seja especificado no pedido médico.” 

 

Foto: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

SindHosp firma CCT com o SINTRASAÚDE

O SindHosp firmou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santos, São Vicente,

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top