Líderes destacam papel da política para vencer desafios

Na abertura da Hospitalar, players listaram medidas necessárias

Compartilhar artigo

A política permeou os discursos dos players da Saúde na abertura da Hospitalar 2019. Para as autoridades, o Brasil precisa crescer e o cenário atual tem papel decisivo no futuro. “A pauta do governo atual está focada na Reforma da Previdência e o mundo está vivendo muitas incertezas, como a crise comercial EUA e China, o Brexit e a questão dos refugiados. Nesse contexto, precisamos apoiar essa reforma para que o Brasil retome o caminho do desenvolvimento e a retomada do emprego. Além da previdenciária, precisamos da reforma tributária”, destacou Franco Pallamolla, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos (Abimo), ressaltando que somente com a construção de uma agenda positiva e entendendo as dificuldades de um governo de transição, como o de Bolsonaro, é que será possível atravessar a crise para que o ano no Brasil realmente comece. “Precisamos que o parlamento ouça a sociedade e coloque o país em movimento com propostas inovadoras, mas pautadas na realidade”.

De acordo com José Henrique Germann Ferreira, secretário estadual de Saúde, a Feira Hospitalar é uma boa oportunidade para discutir esses novos caminhos. “É um local de discussão, conhecimento e aplicação de inovação, onde é possível fazer negócios e obter resultados. Uma semana para pensar em uma série de medidas também com foco no paciente”, afirmou.  

Na visão de Breno Monteiro, presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), a sociedade cresce quando os gestores de hoje atuam para implantar projetos que darão frutos somente no futuro. “Deposito fé nos nossos legisladores e nas nossas instituições, esperando que façam valer seus espaços e aprovem as reformas básicas em benefício do país”, destacou.

O crescimento econômico é a meta esperada por todos ao destacarem a necessidade dessas reformas. Para que esse desenvolvimento ocorra, segundo Leandro Fonseca da Silva, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a palavra-chave é a produtividade. “O setor da saúde contribui enormemente para a retomada esperada porque gera empregos relevantes economicamente e alavanca resultados em saúde, além de ter importância no processo de desenvolvimento social”, afirmou.

De acordo com o representante do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde da pasta, há muitos desafios para o setor, como trazer a tecnologia para perto do dia a dia, como melhorar a efetividade dos processos e o envelhecimento da população. “A maneira de enfrentarmos isso é fazer parcerias. Por exemplo: assinamos acordo com representantes da Arábia Saudita para troca de experiências, estamos melhorando a performance das emergências com introdução do Lean, além de parcerias com hospitais particulares para melhorar segurança do paciente”, destacou, informando que as ações se estruturam em três pilares: regionalização, construção em rede e regulação. “Para a sustentabilidade do segmento da saúde também estamos com prioridade para atenção primária e atentos às votações do Supremo Tribunal Federal (STF), já que judicialização é um gargalo para o país e consome R$ 7 bilhões em recursos ao ano. Não podemos esquecer que temos um teto para a saúde. Precisamos construir o futuro”, concluiu.

 

Por Eleni Trindade

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top