Mais de 21% dos jovens brasileiros têm sintomas de depressão, de acordo com dados do II Lenad (Levantamento Nacional de Álcool de Drogas) realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A pesquisa foi realizada com 1.742 jovens de 14 a 25 anos de 149 cidades do Brasil.
De acordo com o levantamento, o índice é maior entre as mulheres, com 28,3%. Já entre os homens o índice de depressivos é de 14,1%. Deve-se considerar, no entanto, que as diferenças entre os gêneros é largamente debatida, pois sabe-se que o público feminino é mais propenso a relatar seus sintomas e procurar ajuda, de acordo com o Lenad.
A pesquisa ainda concluiu que 5% dos jovens declaram já terem feito tentantiva de suicídio ao longo da vida. E esse índice foi semelhante nos dois sexos. Menos de um em cada dez adolescentes já pensaram em algum momento tirar a própria vida.
Uma em cada três mulheres se considera acima do peso. Apesar de as mulheres declararem terem uma dieta mais saudável que os homens, elas fazem menos atividade física. De acordo com o levantamento, apenas 14% disseram que fazem atividades mais intensas, como correr.