Médicos acreditam em tecnologia para incluir pacientes, diz pesquisa

Enquanto grande parte dos brasileiros já resolve inúmeras questões do dia a dia pela internet e não se vê mais sem seus aplicativos, principalmente redes soci

Compartilhar artigo

Enquanto grande parte dos brasileiros já resolve inúmeras questões do dia a dia pela internet e não se vê mais sem seus aplicativos, principalmente redes sociais, apps de bancos e WhatsApp, o setor da saúde ainda está impedido de usar plenamente os recursos da rede por falta de regulamentação após a revogação da Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) 2.227/2018. A resolução regulamentava a Telemedicina no Brasil, mas no momento está sendo revista pelo Conselho. 

Isso não significa, porém, que os profissionais de saúde estejam alheios à questão. Pelo contrário: uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Medicina (APM) mostra que 90% dos médicos acreditam nas tecnologias digitais para ajudar a reduzir as filas no SUS. "Queremos dismistificar o receio de que as transformações digitais sejam prejudiciais ao relacionamento médico-paciente. Pelo contrário, elas aproximam mais os médicos dos pacientes", destaca Antonio Carlos Endrigo, diretor de Tecnologia da Informação da APM. 

O estudo "Pesquisa Conectividade e Saúde Digital na Vida do Médico Brasileiro", feito entre os dias 3 e 17 de fevereiro deste ano, teve a participação de 2.258 profissionais de 55 especialidades, entre elas clínica médica, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e neurologia.

Para 70% dos respondentes, desde que haja tecnologia que permita segurança de dados e privacidade entre médico e paciente, o atendimento médico poderá ser ampliado para além do consultório. A maioria (65,19%) já usa o WhatsApp e outros aplicativos de mensagem para interagir com pacientes e familiares, fazendo uso diariamente (58,50%) ou algumas vezes por semana (24,84%). Uma boa parte dos médicos (43,76%) destaca que a falta de regulamentação é o motivo que os fazem utilizar ainda mais os recursos digitais e outro percentual (31,31%) diz que tem receio de a medicina ser banalizada. 

A pesquisa também mostra que os profissionais têm ficado à margem da regulamentação sobre o assunto: 28,81% não acompanham as discussões sobre a regulamentação; 22,05% afirmam não ter opinião formada sobre o assunto e apenas 18,64% concorda com a decisão do CFM de adiar a regulamentação. "A APM como instituição acompanha de perto a questão e reuniu a diretoria durante 3 dias para analisar artigo por artigo da Resolução. Enviamos contribuições ao CFM por meio de ofício em abril de 2019. A expectativa é que o Conselho emita algum parecer no segundo semestre de 2020", explicou Endrigo. 

Durante o evento que anunciou os dados da pesquisa, realizado no dia 10 de março em São Paulo, a APM também anunciou o lançamento do evento Global Summit Telemedicine & Digital Health, que está previsto para os dias 2 a 5 de junho no Transamerica Expo Center, na capital paulista.   

 

Por Eleni Trindade  

     

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top