Portugueses dividem experiências tecnológicas na saúde

Representantes do país ibérico realizaram palestra no CISS

Compartilhar artigo

 

O Congresso Internacional dos Serviços de Saúde (CISS) tem como tema “Automação e Robótica para Mais Eficiência na Saúde”. A primeira mesa do evento teve como mote “O futuro e a experiência da automação e da robótica nos hospitais e no sistema de saúde de Portugal”.
 
João Paulo Baltazar, diretor de desenvolvimento de negócios da companhia de software DevScope, sediada em Porto, Portugal, explicou sobre a experiência do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) na prática e avanço tecnológico no âmbito dos Sistemas de Informação para Suporte à Gestão e Decisão Clínica, por meio da plataforma HVital, que tem a capacidade de antecipar determinados fatores de riscos que podem vir acometer o paciente. “Esse software pode detectar, com três dias de antecedência, um infarto”, afirma.
 
Segundo o português, para gerir o sistema de saúde havia mais de 50 softwares (um deles com mais de 30 anos) de diferentes fornecedores, com “diferentes tecnologias, diferentes plataformas e diferentes velocidades. Isso causava problemas como dispersão e qualidade não-assegurada das informações, bem como lentidão.” Hoje, depois de 8 anos em desenvolvimento e implantação, a plataforma está tão avançada que os médicos recebem informação sobre situações de risco do paciente internado pelo celular.
 
A HVital, que deverá ser testada em 2016 ou 2017 no Reino Unido, também permite a identificacção rápida de problemas, como o surgimento de bactérias multirresistente, e alerta automaticamente os principais agentes sobre o acontecimento.
 
Artur Trindade Mimoso, do Ministério da Saúde de Portugal, explicou que no país há um portal que concentra todo o histórico médico de forma digital, desde antes do nascimento da pessoa. “O sistema de informação acompanha todo o ciclo de vida do cidadão”.
 
O CISS é realizado durante a Hospitalar Feira+Fórum, que está ocorrendo em São Paulo, no Expo Center Norte, até o dia 22 de maio. O congresso é fruto de parceria entre a Confederação Nacional de Saúde (CNS), a Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo), a Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP), o SINDHOSP e o Iepas.
 
FOTO: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top