Presidente do Conasems participa de reunião na CNS

Preocupação é com o orçamento da União, que só teria recursos para o SUS até setembro

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, participou da reunião de diretoria da Confederação Nacional de Saúde (CNS), no dia 9 de março. Na oportunidade, manifestou a preocupação de 5.770 secretários municipais de saúde com relação ao orçamento da União, que segundo consta, tem recursos para atendimento aos usuários do SUS somente até setembro de 2016.

Estudos do Conasems demonstram que os valores empenhados em 2015 representaram 14,8% das receitas líquidas e que os novos cálculos com base na Emenda Constitucional nº 86/2015 reduziram o percentual para 13,2%, em 2016, o que corresponde a uma redução aproximada de R$ 10 bilhões para o exercício.

Em 29 de março, o Conasems realiza o evento em Brasília para mobilização na busca de alternativas que possibilitem a ampliação dos recursos financeiros do SUS.

Além dos diretores da CNS, participaram da reunião o presidente da FBH, Luiz Aramicy Bezerra Pinto, e o superintendente da CMB, José Luiz Spigolon.