Presidente do SINDHOSP participa do SHS 2015

8ª edição do seminário discutiu o desafio da saúde frente às mudanças climáticas

O presidente do SINDHOSP e da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr, participou do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2015), realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, nos dias 1º e 2 de setembro. Em sua 8ª edição, o evento é uma realização da coalizão de organizações composta pelo Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (CVS), SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, Hospital Sírio-Libanês, Pró-Saúde, Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, Saúde sem Dano e Projeto Hospitais Saudáveis.

O tema este ano do SHS foi “O desafio do setor saúde frente às mudanças climáticas”, considerada a matéria da maior importância, que já afeta dramaticamente à saúde pública e que terá seus impactos significativamente potencializados no curto, médio e longo prazos.

O seminário ofereceu formatos diferentes de atividades, visando melhor aproveitar o potencial de cada tema e da contribuição de cada um dos participantes. Foram conferências, mesas-redondas, fóruns e oficinas de trabalho, que discutiram o que as lideranças dos diversos setores, em especial da saúde, podem fazer para enfrentar a crise ambiental e as mudanças climáticas; oportunidades para ação no setor saúde; a crise hídrica e como esta afeta os serviços de saúde; produção e consumo sustentável de alimentos; Vigilância sanitária de resíduos de serviços de saúde (RSS), Energia em serviços de saúde, racionalização do consumo e fontes alternativas mais limpas e seguras; mudanças climáticas: impactos na saúde pública e o potencial de mitigação, resiliência e liderança por parte do setor saúde

O gerente de Operações Regionais da FEHOESP, Erik Von Eye, participou do evento como moderador de gestão de RSS no fórum que debateu o tema da conteinerização no acondicionamento dos RSS perigosos, como medida fundamental para a segurança na armazenagem, transporte e destinação final desses resíduos e os desafios para sua padronização e implementação no Brasil.

O 8º Seminário Hospitais Saudáveis também foi palco da entrega do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA). Criada pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária, a premiação tem como objetivo estimular iniciativas sustentáveis no âmbito do SUS em todo o Brasil.

Desde 2008 até 2014, o Prêmio AMA recebeu mais de 360 projetos, dos quais cem receberam a placa de reconhecimento.