O Ministério da Saúde anunciou que pretende ampliar o público alvo da vacinação contra a gripe em 2014 incluindo crianças de até cinco anos. Em 2013, a vacina foi aplicada em crianças de seis meses a dois anos. A meta do ministério é vacinar 49,6 milhões de pessoas durante esta 16ª campanha nacional de vacinação contra a gripe, que será realizada entre os dias 22 de abril a 9 de maio deste ano.
O número é 27% maior do que a meta do ano passado, que foi de 31,3 milhões. A meta deste ano é atingir 80% dos grupos prioritários para vacinação. Ao todo, foram disponibilizadas 53,5 milhões de doses da vacina.
O aumento da meta se deu, além da inclusão de crianças de até cinco anos de idade, pela atualização no número de pessoas dos outros sete grupos prioritários: gestantes, idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos e mulheres até 45 dias após o parto.
A inclusão do grupo de crianças se deu porque, de acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária das crianças até cinco anos representou 26% das internações de 2013. Além disso, há o risco de crianças passarem gripe para outros grupos de risco como, por exemplo, pessoas com mais de 60 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram disponibilizadas vacinas contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. O ministério alerta que, as vacinas para o vírus da influenza dos tipos H3N2 e B são um pouco diferentes do ano passado.