SindHosp discute sobre fake news no Correio Braziliense

Clique aqui para ler o artigo O conceituado jornal Correio Braziliense, de B

Clique aqui para ler o artigo

O conceituado jornal Correio Braziliense, de Brasília, publicou essa semana artigo do presidente do Sindicato Francisco Balestrin, intitulado "A saúde sobreviverá às fake news?”, nas versões impressa e on-line.

“Tanta informação falsa sobre saúde foi propagada que as fake news são, em realidade, notícia velha”, inicia a análise de Balestrin.

Acesse a publicação veiculada no Correio Braziliense

Falsas informações na saúde circulam há 100 anos

O artigo recorda a gripe espanhola, em 1918, época em que se iniciava a circulação de mentiras globalizadas -como as vivenciadas nesta pandemia. Naquele período, receitas milagrosas, curandeiros e afirmações ignorantes estavam sendo fortemente difundidas entre a população. Para vencer a propagação das falsas informações a ciência se expandiu e se impôs contra as mentiras disseminadas.

“Por coincidência, estamos mais uma vez imersos em uma pandemia, como se grandes crises mundiais incitassem fake news. O atraso da vez vem na forma de movimentos antivacina e da contestação a protocolos mundialmente aprovados e comprovados. Outra ciência — a história —, nos sugere que, apesar da tristeza e da adversidade atuais, em breve voltaremos a conviver em paz e harmonia com a saúde. E ela, mais uma vez, sairá fortalecida”, afirma Balestrin.

Leia completo “A saúde sobreviverá às fake news?”