O que a prática atual da medicina está acrescentando na qualidade e aumento da sobrevida? Esta e outras dúvidas frequentes entre os profissionais e gestores da saúde serão discutidas no II Encontro sobre Análise Crítica da Prática Médica, que acontecerá no dia 15 de setembro, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).
“Precisamos fazer uma análise crítica do cenário em que o médico contemporâneo está inserido. Esse profissional e seus pacientes estão presos a indicações de medicamentos e exames”, ressalta Dario Birolini, médico cirurgião do Hospital Sírio-Libanês e um dos coordenadores do curso.
“O profissional precisa se conscientizar do seu papel e resgatar a relação de confiança que tinha com o paciente no passado. Para isso é preciso, também, que a formação médica de hoje dê este enfoque”, completa Alfredo Salim Helito, médico clínico-geral do Hospital Sírio Libanês e que também atua na coordenação do evento.
Voltado para médicos, gestores, profissionais da área da saúde, jornalistas, profissionais da indústria farmacêutica, seguradoras e também público leigo, o II Encontro sobre Análise Crítica da Prática Médica promoverá discussões sobre dois temas centrais: “Diagnóstico em excesso: do check-up até o fim da vida” e “Diagnóstico em excesso: gastos, custos e perspectivas”.
Os assuntos serão apresentados pelo professor de cardiologia e de estatística Marco Bobbio. O médico italiano é autor do livro “O doente imaginado”, que aborda a forma como a tecnologia, as solicitações de exames e de medicamentos acabaram ocupando indevidamente o espaço do médico.
Os temas serão debatidos com intermediação dos dois médicos brasileiros, conhecidos pela atuação que preserva os conceitos da relação médico-paciente, com base na humanização.
II Encontro sobre Análise Crítica da Prática Médica
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Prof. Daher Cutait, 69, Bela Vista
Data: 15 de setembro
Horário: 10h às 16h