O Hospital Sírio-Libanês (HSL) acaba de inaugurar o seu Centro de Capacitação Multiprofissional, um espaço voltado para o aperfeiçoamento e atualização das equipes assistenciais que atuam no cuidado ao paciente. O Centro conta com uma suíte que está equipada com a mesma estrutura de uma unidade de internação do hospital, pensada para oferecer aos colaboradores, através de simulações, situações que retratem a rotina da assistência hospitalar.
Neste ambiente é possível envolver profissionais de diversas áreas em programas de capacitação multiprofissional. O quarto é equipado com cama, régua de gases, suporte para medicamentos, mesa para refeições e banheiro, idênticos aos utilizados no hospital.
O centro permite a troca de experiências, a capacitação, o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais. Além da estrutura física da suíte, o espaço também está equipado com manequins que simulam o corpo humano, que podem ser usados para explorar diversas situações do cotidiano assistencial como aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, controle de temperatura corpórea e acesso venoso para introdução de medicamentos.
Os manequins têm um sistema motorizado que simula sons da respiração, do coração e dos pulmões. O peso e a altura dos manequins também se aproximam das características de adultos e de crianças. Eles ainda podem ser desmembrados, possibilitando que sistemas específicos do corpo sejam usados para simulações e treinamentos.
Os controles digitais dos manequins permitem que um grupo de profissionais de áreas assistenciais diferentes possa receber capacitações simultaneamente, semelhante ao que acontece na realidade do atendimento. Enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas podem, por exemplo, encenar o atendimento como se estivessem cuidando de um paciente real. Desta forma, a capacitação e as discussões de casos são realizadas de modo multiprofissional e simultâneo, integrando as áreas.
“As capacitações abordam temas diversos da rotina hospitalar, como o atendimento de emergência, manipulação de medicamentos, troca de curativos, limpeza do quarto, atendimento fisioterápico e nutricional”, afirma Bruna Infantini, gerente de Desenvolvimento Organizacional do Hospital Sírio-Libanês.
O Centro também conta com duas salas que podem ser adaptadas para simulações de procedimentos realizados em ambientes como pronto atendimento, unidade de terapia intensiva e recuperação pós-operatória. As salas são equipadas com sistemas de áudio e vídeo, permitindo, assim, que os procedimentos realizados sejam compartilhados com os colaboradores que estejam em outros ambientes do hospital.
Equipe multiprofissional
Nas aulas simuladas, facilitador e participantes são de setores distintos do hospital. Esse grupo multiprofissional atua de acordo com temas comuns às áreas. Os colaboradores estão preparados para agir como se estivessem em situações típicas, em que um copeiro entra no quarto para servir a dieta, enquanto o fisioterapeuta está exercitando o paciente ou a enfermeira presta cuidados, por exemplo.
“Nesse aspecto, nossa ideia é identificar o que todas as áreas têm em comum. Por exemplo, a qualidade do serviço ou a segurança do paciente. Temos de identificar os eixos principais de capacitação comuns a esse grupo e trabalhar com eles”, explica Bruna.
Enquanto ocorre o exercício de simulação, outro grupo assiste à cena por meio de um monitor colocado em uma sala adjacente. Com os exercícios de simulação, o erro pode ser transformado em algo positivo, pelo estímulo a um novo aprendizado. A pessoa capacitada põe em prática o que aprendeu na simulação e multiplica isso para os outros colaboradores.