Sírio-Libanês inaugura laboratório de anatomia patológica

Investimento é de cerca de R$ 5 milhões

Compartilhar artigo

Com investimento inicial de cerca de R$ 5 milhões, o Hospital Sírio-Libanês (HSL) inaugura nesta quinta-feira, dia 27, o Laboratório de Anatomia Patológica Cirúrgica e Molecular. O objetivo do laboratório é aumentar a precisão e a velocidade dos diagnósticos, prognósticos e na predição de resposta terapêutica através de análises em tecidos e fluidos. Para a implantação foram adquiridos novos equipamentos e adequados espaços físicos já existentes.
 
O laboratório realiza diagnósticos em todos os tipos de amostras, inclusive as colhidas por meio de metodologias minimamente invasivas. Permitirá a ampliação da parceria firmada em 2011 com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York, para o desenvolvimento de programas colaborativos de ensino, desenvolvimento profissional e pesquisa envolvendo as duas instituições.
 
O Laboratório de Anatomia Patológica do HSL é composto de uma equipe técnica formada por 11 patologistas e 14 histotecnologistas (biólogos, farmacêuticos e biomédicos). Segundo Renata Coudry, coordenadora médica do laboratório, a subespecialização permite o estudo detalhado de partes específicas do organismo humano, aumentando as chances de identificar um diagnóstico raro ou complexo do que um patologista geral.
 
Uma das tecnologias utilizadas é o sequenciamento genético de nova geração, que permite analisar diversos genes ao mesmo tempo, com maior abrangência no estudo de tumores. O sequenciamento é muito utilizado por oncologistas, pois permite que os médicos decidam qual esquema de tratamento é o mais indicado para cada paciente.
 
Já os equipamentos de telepatologia possibilitam que os especialistas interajam com médicos de outras instituições para a troca de experiências e discussões de casos. Podem ser enviadas lâminas digitalizadas para a avaliação do outro profissional. 
 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top