17 de Setembro: Dia Mundial da Segurança do Paciente

Em ano de pandemia mundial, cuidados são ainda mais importantes para a vida de todos

Compartilhar artigo

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, está chegando e a FEHOESP reforça a importância dessa prática tão importante para trabalhadores da saúde e para os pacientes. A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp) vem trabalhando na conscientização para o assunto para o ano de 2020, marcado por uma pandemia mundial de coronavírus que necessita de ainda mais atenção para todos esses procedimentos voltados à atenção e ao cuidado.

Com o slogan "Segurança do Trabalhador da Saúde: uma prioridade para a segurança do paciente", a entidade traz uma série de informações úteis para todos os atores do setor da saúde. De acordo com a Sobrasp, estudos de diferentes países têm mostrado que os danos causados aos pacientes por eventos adversos são uma das principais causas de mortalidade e incapacidades em todo o mundo e que cerca de 1 em cada 10 pacientes hospitalizados sofre danos associado aos cuidados em saúde e 50% deles, pelo nenos, poderiam ser evitados. Leia a carta da entidade. 

A pandemia deixa todo esse contexto ainda mais preocupante: a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que trabalhadores da saúde sob estresse físico e psicológico são mais propensos a cometer erros que podem causar danos aos pacientes, e que esta situação, decorrente da sobrecarga de trabalho e exacerbada pela pandemia, faz parte da realidade cotidiana dos serviços de saúde. Ainda de acordo com a entidade mundial, na atenção primária e ambulatorial, quatro em cada 10 pacientes sofrem danos. 
  
Para levar o tema de maneira adequada para seu estabelecimento, a Sobrasp elaborou um material sobre ações que podem ser feitas com a participação das equipes. 

Confira o conteúdo AQUI. 
 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top