29 de setembro de 2022

piso salarial dos enfermeiros

Estadão publica nova matéria sobre o piso salarial dos enfermeiros

Na edição desta quinta-feira (29), o Estadão publicou uma entrevista com o professor da FEA-USP, membro da Academia Paulista de Letras e presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FECOMERCIO-SP, José Pastore, que apresentou seu posicionamento quanto à lei do piso da enfermagem.

Já nas primeiras linhas da matéria, o professor reconhece que a categoria da enfermagem merece o mais alto respeito da sociedade, pela dedicação e assistência à vida. “Nada mais justo do que uma remuneração condigna, a começar por um bom piso salarial.”

Entretanto, defende que isso seja feito sob luz da Constituição, que diz que o piso salarial deve ser definido em função da extensão e complexidade do trabalho (artigo 7.º, inciso V), exigindo negociação coletiva entre os sindicatos e as instituições de saúde. O que não ocorreu no caso da Lei n.º 14.457/2022, que foi estabelecida pelo Congresso Nacional.

“Essa lei foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por infringir várias regras da Carta Magna. De fato, os artigos 167-A e 169 vedam explicitamente a criação de concessão, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração que impliquem em despesa obrigatória sem a existência de recursos e dotação orçamentária.

Penso que, para aprovar o projeto de lei que deu origem àquela lei, a Comissão de Constituição e Justiça e os competentes assessores da Câmara e do Senado alertaram os deputados e senadores para as restrições constitucionais.

Mas a busca pela reeleição falou mais alto. Aprovaram a despesa sem indicar o recurso. Sou levado a concluir que essa conduta foi eleitoreira e enganosa para os enfermeiros”.

Pastore reforça ainda que a ideia de que os direitos não têm custos, apesar de muito difundida entre os políticos brasileiros, é falsa.

“Todos os direitos têm custos econômicos e também sociais. O imbróglio criado pela Lei 14.457/22 pode provocar demissões de enfermeiros e deterioração da qualidade dos serviços de saúde, sobrando para os mais pobres,” relatou.

Por fim, lembra que o STF deu, para os que usaram de precipitação para aprovar essa lei, 60 dias para encontrarem uma solução constitucional adequada para os enfermeiros e instituições de saúde, públicas e privadas, filantrópicas e lucrativas. “Se isso não for suficiente, que se prorrogue o prazo”.

Continue acompanhando as atualizações do setor e ações do SindHosp na aba ‘Notícias‘.

Desconto exclusivo no evento Global Summit, digita o código para resgatar seu cupom

Desconto exclusivo: resgate cupom de 20% OFF para o Global Summit

Na primeira semana de outubro, do dia 4 ao 6, a Telemedicina e a Saúde Digital são o foco do grande evento Global Summit.

O SindHosp, como apoiador institucional desse importante encontro, apresenta uma condição especial para participação dos representados.

Para ter acesso ao desconto diferenciado, o cupom SINDHOSPGS22 deve ser inserido no momento da inscrição no evento.

O Global Summit é uma realização da Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com o Transamerica Expo Center

SindHosp integra programação do Global Summit

A Proposta Saúde São Paulo 2022 é o fio condutor no painel Saúde Digital que o SindHosp apresenta no primeiro dia do evento (04/10).

Dirceu Barbano, diretor científico do SindHosp, ministrará a apresentação das 16h às 17h.

O conteúdo tem como objetivo dialogar sobre a iniciativa que visa estabelecer uma agenda positiva para a futura gestão do Estado de São Paulo.

100 lideranças do setor participaram do compilado, que teve como resultado 10 propostas práticas de ações.

Portanto, nesse painel toda a categoria poderá conhecer com mais detalhes a relação da iniciativa com a Saúde Digital.

O SindHosp acredita que encontros como esse são importantes para fortalecer o relacionamento com a categoria.

Por isso, espera rever todos os representados em mais esta oportunidade.

Acompanhe as próximas notícias do evento e a cobertura completa em nossas redes.