4 de outubro de 2022

saúde digital

Global Summit 2022 promove a saúde digital em São Paulo

O Sindhosp participou da quarta edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health (GS), que acontece de 4 a 6 de outubro, com o macrotema “Saúde Digital para Todos”.

O evento é uma realização da Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com o Transamerica Expo Center e, este ano, retornou à modalidade presencial com três arenas simultâneas e palestrantes internacionais e nacionais. Uma disseminação de conhecimentos e experiências, em conferências, painéis e palestras.

O diretor científico do SindHosp, Dirceu Barbano, integrou o painel “Saúde Digital: Uma Proposta para o Acesso Sustentável à Saúde”, quando apresentou as propostas do Projeto Saúde São Paulo, desenvolvido colaborativamente pelo SindHosp.

Um trabalho de 18 meses, que articulou com grandes nomes do setor, promovendo diálogos, workshops e entrevistas, com vistas a enriquecer e respaldar o projeto.

Palestra SindHosp

Em oportunidade, Dirceu contou aos presentes que a pandemia de Covid-19 nos ensinou duas coisas importantes. A primeira é a possibilidade de organizar as ações de saúde em um ambiente mais flexível, em referência às “defesas” erguidas entre o setor público e privado. E a segunda, que depois da onda de demandas geradas por uma pandemia, em que os casos agudos da crise inviabilizavam o atendimento das outras doenças, vem a onda de demandas reprimidas.

Ele explica que é nesse contexto que a Proposta Saúde São Paulo 2022 se encaixa, apontando a Saúde Digital como ferramenta-chave para a sustentabilidade do sistema de saúde.

“A concepção de saúde digital com a qual as propostas de saúde foram estruturadas busca ir além da oferta de ferramentas digitais para o atendimento de pacientes. Se baseiam numa perspectiva do digital como ferramenta integradora, por meio da estruturação de redes assistenciais capazes de dar respostas mais efetivas e da ampliação da capacidade e da qualidade da gestão do sistema”, relatou.

O diretor disse também que não é preciso começar do zero, afirmando que, mesmo na esfera pública, há experiências acumuladas nos últimos 10 anos. E então recordou alguns programas que ensaiaram o digital na saúde, ao longo dos anos, como o de fortalecimento da gestão estadual de saúde em 2012, que previa suporte à distância para decisões e análise remota de exames; o Programa Saúde para São Paulo (SPSP), com participação do InCOR e da PRODESP, que permitiu 37 hospitais estaduais operarem com registros de 7 milhões de pacientes em nuvem, em 2018, e permitiu iniciar em 2014 o serviço de telemedicina.

Além dos projetos mais recentes, como o Hora Marcada e Remédio Agora, aplicativos criados para agendamento de consultas, exames e procedimentos para retirada de medicamentos. O Teledermato e o Multisaúde, que aplicam plataformas de telemedicina, e o Núcleo Estadual de Telessaúde São Paulo UNIFESP, que conta com recursos públicos federais, também citados.

“Partindo desse contexto: nossa história e experiências, impactos da pandemia e oportunidades, que nasceram as propostas do Saúde São paulo, atribuindo valor ao digital”.

Conheça as 10 propostas apresentadas por Dirceu durante o evento, na página exclusiva do projeto.

Para mais atualizações da saúde, convenções coletivas de trabalho e  orientações do SindHosp, veja a aba ‘Notícias’ e siga o sindicato nas redes sociais.

Portaria nº 3.633/2022

Portaria nº 3.633/2022 dispõe sobre valor do incentivo financeiro por mais leitos de UTI

Na última quinta-feira, 29 de setembro, foi publicada a Portaria nº 3.633/2022, que altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o valor do incentivo às instituições hospitalares que dispuserem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Pediátrico tipos II e III, aos serviços hospitalares que compõem a Rede de Atenção às Urgências.

Acesse à íntegra aqui.

Siga acompanhando as atualizações da saúde e ações do SindHosp na aba ‘Notícias’ e em nossas redes sociais.