16 de março de 2023

cct farmacêuticos

Firmada Convenção Coletiva com Farmacêuticos

Informamos que o SindHosp firmou Convenção Coletiva de Trabalho com o SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO – SINFAR, com vigência de 1º de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023.

Acesse a Convenção Coletiva de Trabalho clicando aqui!

Abaixo, exemplo de aplicação do reajuste escalonado:

Salário de R$ 4.000,00 em junho de 2022, reajustado pela última Convenção Coletiva firmada:

4% em outubro de 2022 – R$ 4.000,00 x 4%=R$ 160,00, que somados aos R$ 4.000,00 resulta em R$ 4.160,00, a partir de 1º de outubro de 2022;

7,19% em abril de 2023 – R$ 4.000,00 x 7,19%=R$ 287,60, que somados aos R$ 4.000,00 resulta em R$ 4.287,60, a partir de 1º de abril de 2023, sem aplicação retroativa e sem sobreposição de percentuais;

As eventuais diferenças salariais oriundas da aplicação do reajuste nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, janeiro, fevereiro e março de 2023, poderão ser pagas na forma de abono indenizatório, sem caráter salarial, em até 3 vezes, nas folhas de competência de abril, maio e junho de 2023, até o quinto dia útil de maio, junho e julho de 2023.

O referido percentual será aplicado aos salários até R$ 7.087,22 e, acima desse valor, o critério será de livre negociação entre empregado e empregador.

São Paulo, 16 de março de 2023.

Francisco Roberto Balestrin de Andrade

Presidente

STF invalida lei que obrigava hospitais a criarem salas de descanso para profissionais de enfermagem

A lei paulista que obrigava hospitais públicos e particulares a criarem salas de descompressão para profissionais de enfermagem foi derrubada por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), ocorrida em 15 de março. A maioria dos ministros entendeu que o Estado de São Paulo não pode legislar sobre o tema, que é de competência da União.

O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo e sancionado em janeiro de 2020 pelo então governador Rodrigo Garcia. Como justificativa, a necessidade de reduzir o cansaço ‘físico e emocional’ dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem no ambiente hospitalar. Essas salas serviriam como espaço de descanso e relaxamento para esses profissionais.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) foi movida pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), que defendeu que a lei causou ‘forte impacto jurídico e econômico’ nos hospitais particulares. “A imediata aplicação da lei causa para os hospitais da rede privada incontáveis transtornos, uma vez que a determinação não traz qualquer tipo de orientação mínima para a criação dos espaços de descompressão, tampouco essa medida foi submetida ao debate público prévio para avaliação da viabilidade da criação de tais espaços”, diz a ação proposta pela CNSaúde.

Os ministros do STF concluíram que o texto avança sobre a competência da União para legislar sobre o Direito do Trabalho. O processo tem repercussão geral, ou seja, a decisão vale como diretriz para todas as instâncias do Judiciário julgarem processos semelhantes.

Leia a íntegra da decisão e outras informações sobre a ADIN.

Reforma tributária

Reforma Tributária: quais os impactos no setor saúde?

O SindHosp convida toda a categoria da saúde a participar do Workshop da Saúde | Impactos da Reforma Tributária em Números.

Na oportunidade, o Sindicato aprofundará as discussões sobre a reforma tributária, a fim de entender melhor os seus impactos nas atividades empresariais dos representados.

O evento está agendado para 28 de março, às 16h30, e contará com as participações de Alberto Macedo, representante do Município de São Paulo na ABRASF; Gustavo Madi, diretor da LCA Consultores e moderação de Renato Nunes, sócio da Machado Nunes Advogados.

Com vagas limitadas, é possível participar na modalidade presencial ou online, realizando inscrição aqui, até 24 de março.

A conversa contemplará três momentos:

• Abertura com o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin;
  • O que preveem as PECs 45 e 110;
  • Entendendo, em números, os impactos para os hospitais, laboratórios e clínicas.

Inscreva-se e participe de uma tarde de debates sobre a reforma tributária, pauta estratégica, emergente e tão importante para o setor saúde.

Para conferir a agenda dos próximos eventos, convenções coletivas firmadas e atualidades do setor Saúde, continue acompanhando as publicações na aba ‘Notícias’ e siga o SindHosp nas redes sociais.