Workshop discute padrão Loinc para laboratórios brasileiros

Diretores do SINDHOSP e da FEHOESP participaram do evento

Compartilhar artigo

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), em parceria com o SINDHOSP, FEHOESP, o Instituto HL7 Brasil e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), promoveu o workshop Loinc Brasil – “Uma Grande Conquista” , no último dia 30 de abril, no Hotel Hilton, na capital paulista. O evento marcou o lançamento da versão final em português do Loinc, um padrão internacional de terminologia (nome e códigos) para procedimentos de diagnóstico laboratorial, de imagem médica e de observações clínicas, totalizando 70 mil termos.
 
A realizado do projeto foi um trabalho voluntário e colaborativo realizado durante sete anos, por diversos grupos de trabalho de várias instituições públicas – Ministério da Saúde, Datasus, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo – e privadas (Dasa, Fleury, Hospital Albert Einstein), sociedades, associações, além de pesquisadores individuais. 
 
De acordo com o presidente do Instituto HL7, Marivan Santiago Abrahão,  que apresentou o projeto, a fim de estimular a interoperabilidade do Loinc-BR com os padrões nacionais – Terminologia Unificada  da Saúde Suplementar (TUSS), Sistema Único de Saúde (SUS) e tabela da Associação Médica Brasileira (AMB),  foi desenvolvido um sistema de mapeamento e referenciamento, o chamado Sistema Loinc-BR, que permite de forma ágil a obtenção do relacionamento dos termos afins, incluindo as sinonímias.  
 
Adicionalmente, este sistema permitirá a manutenção, a atualização e a evolução da terminologia em língua portuguesa para mantê-lo perene e ativo.
 
Para Luiz Fernando Ferrari Neto, diretor do SINDHOSP e da FEHOESP, “este vocabulário padrão pode ser um novo expoente a ser utilizado pelos associados das entidades, pois é de fundamental importância que todos falem a mesma língua dentro do setor saúde”.
 
Também estiverem presentes ao workshop as presidentes da Abramed, Cláudia Cohen, e da SPBC/ML, Paula Fernandes Távora; o 1º secretário-geral do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Antonio Carlos Matteoni; o coordenador da Câmara Técnica da Abramed, Luis Gastão Rosenfeld; o coordenador de Gestão de Projeto do Ministério da Saúde/Datasus, Moacyr Perche; a gerente de Padronização e Interoperabilidade da diretoria de Desenvolvimento Setorial da ANS, Marizélia Leão Moreira; e os diretores do SINDHOSP e da FEHOESP José Carlos Barbério e Marcelo Gratão.
 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top