Sírio-Libanês debate o papel do médico na sociedade atual

Evento aborda custos de diagnósticos em excesso

Compartilhar artigo

O que a prática atual da medicina está acrescentando na qualidade e aumento da sobrevida?  Esta e outras dúvidas frequentes entre os profissionais e gestores da saúde serão discutidas no II Encontro sobre Análise Crítica da Prática Médica, que acontecerá no dia 15 de setembro, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).
 
“Precisamos fazer uma análise crítica do cenário em que o médico contemporâneo está inserido. Esse profissional e seus pacientes estão presos a indicações de medicamentos e exames”, ressalta Dario Birolini, médico cirurgião do Hospital Sírio-Libanês e um dos coordenadores do curso.  
 
“O profissional precisa se conscientizar do seu papel e resgatar a relação de confiança que tinha com o paciente no passado. Para isso é preciso, também, que a formação médica de hoje dê este enfoque”, completa Alfredo Salim Helito, médico clínico-geral do Hospital Sírio Libanês e que também atua na coordenação do evento.
 
Voltado para médicos, gestores, profissionais da área da saúde, jornalistas, profissionais da indústria farmacêutica, seguradoras e também público leigo, o II Encontro sobre Análise Crítica da Prática Médica promoverá discussões sobre dois temas centrais: “Diagnóstico em excesso: do check-up até o fim da vida” e “Diagnóstico em excesso: gastos, custos e perspectivas”.
 
Os assuntos serão apresentados pelo professor de cardiologia e de estatística Marco Bobbio. O médico italiano é autor do livro “O doente imaginado”, que aborda a forma como a tecnologia, as solicitações de exames e de medicamentos acabaram ocupando indevidamente o espaço do médico.
 
Os temas serão debatidos com intermediação dos dois médicos brasileiros, conhecidos pela atuação que preserva os conceitos da relação médico-paciente, com base na humanização.
 
 
II Encontro sobre Análise Crítica da Prática Médica
Local:          Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço:    Rua Prof. Daher Cutait, 69, Bela Vista
Data:           15 de setembro
Horário:      10h às 16h
 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top