Laboratórios buscam qualificação e inovação para se fortalecer

Representantes de entidades do setor apresentaram sugestões para o futuro

Compartilhar artigo

A mesa redonda “Como estamos trabalhando para fortalecer o setor laboratorial” reuniu várias lideranças da área para debater as melhores práticas e projetos de futuro durante o 10º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos, nesta quarta-feira (18/05), na Hospitalar 2016 Feira + Fórum.

Fizeram parte da mesa o presidente da FEHOESP e SINDHOSP Yussif Ali Mere Jr; o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Alex Galoro; a presidente da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Cláudia Cohn e a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), com a coordenação do diretor do Laboratório Rocha Lima. Após apresentar um panorama histórico do sistema sindical no sistema de saúde, Yussif explicou que o sindicato ganhou maior representatividade ao longo do tempo. “Passamos a fazer mais que negociar salários e a investir na qualificação do nosso colaborador, pois somente assim podemos conhecer melhor o setor e nos fazermos representados em diversas instâncias de interesse de nossos associados”, explicou ele.

O destaque na apresentação de Galoro foi o investimento no desenvolvimento profissional.  “Precisamos valorizar a formação e a qualidade dos profissionais e não somente pensar no lado da indústria, ao mesmo tempo em que continuamos com os princípios de maior eficiência em medicina laboratorial”. Ao mostrar a necessidade de dados mais exatos sobre a realidade dos laboratórios, Maria Elizabeth apresentou proposta para traçar um perfil detalhado. “Percebemos que há muitos postos de coleta identificados como laboratório, e um sistema de georeferenciamento pode nos ajudar a ter mais informações para traçar projetos de melhoria”. Claudia Cohn concluiu o debate também chamando a atenção para os presentes da necessidade de dados fidedignos para o setor, informando que sua entidade, a Abramed, contratou os serviços da Fundação FGV para um estudo definitivo. “É um mergulho no setor para cumprir nossa missão de fazer diagnóstico e atender cada vez melhor os pacientes.” 

Foto: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top