A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, que anualmente avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
“Com o Programa de Qualificação, o consumidor tem mais uma ferramenta para avaliar as operadoras de planos de saúde e subsidiar suas decisões no momento de contratar um plano de saúde ou de trocar de operadora. Pelo lado do mercado, trata-se de uma medida importante para a indução da melhoria de qualidade e de estímulo à concorrência”, avalia a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.
O IDSS é conhecido como a “nota” das operadoras. O resultado do índice demonstra como o mercado está se comportando nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para os 48,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e 22,3 milhões de consumidores em planos exclusivamente odontológicos que compõem o setor de planos de saúde no Brasil.
Baseado na análise de indicadores definidos a partir de dados enviados periodicamente pelas operadoras à ANS, o programa avaliou a atuação de 975 operadoras, sendo 695 do segmento médico-hospitalar e 280 exclusivamente odontológicas, ao longo de 2015. Desse total, 25,9% ficaram com nota entre 0,80 e 1,00 (nota máxima) e 54,9% ficaram com nota entre 0,60 e 0,79, num total de cinco faixas que vão de 0 a 1. Confira na imagem abaixo:
DISTRIBUIÇÃO DAS OPERADORAS MÉDICO-HOSPITALARES E EXCLUSIVAMENTE ODONTOLÓGICAS POR FAIXAS DO IDSS (ANO-BASE 2015)
Consulte os resultados de sua operadora
Veja a lista com os resultados gerais do IDSS 2016 – ANO BASE 2015
Confira o Relatório da Qualificação das Operadoras 2016
METODOLOGIA – Como forma de manter o aprimoramento contínuo do programa e deixá-lo mais conectado às outras iniciativas de incentivo à qualidade que vêm sendo promovidas pela ANS, foi feita uma remodelagem com utilização de novos conceitos, orientados pelas atuais regras e práticas do setor de saúde suplementar e alinhados aos eixos da Agenda Regulatória da Agência e à literatura de qualidade em saúde.
A reestruturação do programa resultou em mudanças de indicadores – alguns foram inseridos, outros excluídos ou ainda remanejados entre as novas dimensões. O IDSS continua baseado em quatro dimensões, mas passa a apresentar uma nova composição e o mesmo peso para todas: 25%.
RESULTADOS –De acordo com os dados de 2015, 160 empresas (23%) de assistência médica ficaram com notas entre 0,8 e 1 ponto. Juntas, essas operadoras concentravam 21,82 milhões de beneficiários (44,27%) no ano passado. No grupo seguinte, com notas entre 0,6 e 0,79, ficaram 417 operadoras (60%) de assistência médico-hospitalar, que tinham cobertura de 24,57 milhões de clientes (49,85%) no período avaliado. Outras 19 empresas tiveram notas entre 0,40 e 0,59 e quatro pontuaram na faixa de 0 a 0,19.
Com relação aos planos exclusivamente odontológicos, 93 operadoras (33,21%) alcançaram notas entre 0,8 e 1 ponto do IDSS, com base nas informações de 2015. Essas empresas concentravam 10,75 milhões de beneficiários no ano passado (69,47%). De acordo com os dados, 118 empresas (42,14%) da segmentação odontológica tiveram notas entre 0,6 e 0,79. Esse grupo concentrou 4,13 milhões de pessoas (26,68%). Duas empresas tiveram notas entre 0 e 0,19.
NÚMERO DE OPERADORAS E BENEFICIÁRIOS, POR SEGMENTAÇÃO ASSISTENCIAL E FAIXA DO IDSS 2016 (ANO-BASE 2015)
INDICADORES SELECIONADOS –Para definir o Índice de Desempenho de cada operadora, foram analisados 29 indicadores distribuídos nas quatro dimensões. São eles:
Dimensão: Qualidade em atenção à saúde (7 indicadores)
– Proporção de parto cesáreo;
– Taxa de internação por fratura de fêmur em idosos;
– Número de consultas médicas ambulatoriais selecionadas por beneficiário com 60 anos ou mais;
– Proporção de procedimentos preventivos em saúde bucal;
– Proporção de exodontias entre procedimentos odontológicos individuais;
– Programa de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças;
– Programa de operadoras apoiadoras.
Dimensão: Garantia de acesso (13 indicadores)
– Taxa de citopatologia cérvico-vaginal oncótica;
– Taxa de mamografia;
– Número de consultas médicas ambulatoriais por beneficiário;
– Taxa de internação hospitalar;
– Proporção de consulta médica em pronto-socorro;
– Índice de sessões de quimioterapia sistêmica por consulta médica;
– Número de consultas odontológicas iniciais por beneficiário;
– Proporção de próteses odontológicas unitárias;
– Dispersão de procedimentos e serviços básicos de saúde;
– Dispersão da rede assistencial hospitalar;
– Dispersão de serviços de urgência e emergência 24 horas;
– Dispersão da rede assistencial odontológica;
– Quantidade de beneficiários com pelo menos um hospital acreditado.
Dimensão: Sustentabilidade no mercado (5 indicadores)
– Proporção de beneficiários com desistência no primeiro ano;
– Taxa de fiscalização;
– Taxa de resolutividade de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP);
– Recursos próprios;
– Disponibilidade financeira.
Dimensão: Gestão de processos e regulação (4 indicadores)
– Percentual de qualidade cadastral;