URGENTE: Surto de sarampo atinge São Paulo

Todos os profissionais da saúde devem se vacinar contra a doença

Compartilhar artigo

A FEHOESP e o SINDHOSP foram convidados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), no último dia 23 de julho, para participar de uma campanha que objetiva barrar o avanço do sarampo na Grande São Paulo, que já vive um surto da doença segundo as autoridades. O receio é que o sarampo, doença altamente contagiosa, de fácil transmissão, se espalhe para outras regiões do Estado. “Estamos em época de férias escolares e as pessoas se deslocam com mais frequência pelo Interior. Precisamos adotas medidas preventivas”, adianta o presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr.

De acordo com informações da SES, o surto na Capital paulista teve origem em hospitais privados. “São pessoas que têm planos de saúde e que viajaram para o Exterior ou outras regiões do país e voltaram infectadas. Como o sarampo é uma doença que estava praticamente erradicada, os serviços de emergência dos hospitais não adotaram as medidas de prevenção e os cuidados necessários no cuidado a esses pacientes. Tivemos, inclusive, profissionais de saúde contaminados”, afirma o vice-presidente do SINDHOSP, Luiz Fernando Ferrari Neto.

Para evitar uma possível epidemia, o Ministério e a SES orientam a vacinação de TODOS os profissionais da saúde, independentemente de já serem ou não vacinados. A FEHOESP encaminhou comunicado por e-mail a todos os estabelecimentos de saúde do Estado de São Paulo com essa orientação. “Precisamos conter o avanço da doença. A equipe de ponta, dos serviços de urgência e emergência e os médicos precisam estar atentos aos sintomas e ao diagnóstico do sarampo. Casos suspeitos devem ser isolados e comunicados imediatamente às secretarias municipais de saúde e vigilância sanitária local”, adianta o presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr.

Todos os colaboradores de hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, empresas de home care, consultórios odontológicos e demais estabelecimentos de saúde do Estado de São Paulo precisam ser vacinados com urgência. “A medida vale também para os colaboradores terceirizados, como serviços de limpeza, recepção, manobrista etc. Isso é importante para evitarmos o avanço e a disseminação da doença entre a população”, lembra Yussif Ali Mere Jr. Casos suspeitos devem ser isolados e comunicados imediatamente às secretarias municipais de saúde e vigilância sanitária local.

 Os profissionais de saúde devem tomar a vacina do sarampo em duas doses, com intervalo de 30 dias, independentemente da idade. A recomendação do Ministério e da SES, e que está sendo divulgada pela FEHOESP e pelo SINDHOSP, é que o profissional tome as vacinas e apresente sua carteira de vacinação atualizada ao RH da empresa. O vice-presidente do SINDHOSP, Luiz Fernando Ferrari Neto, lembra ainda que, além da responsabilidade social dos empresários e gestores do setor, as empresas ainda podem ter prejuízos financeiros caso algum colaborador seja contaminado no local de trabalho. “Os estabelecimentos terão que lidar com afastamentos por períodos prolongados, o que vai sobrecarregar outros funcionários, e consequentemente aumentar a probabilidade de erros. Além disso, a transmissão de sarampo de paciente para funcionário caracteriza-se como acidente do trabalho, o que obriga o empregador a uma série de responsabilidades”, oriente Luiz Fernando Ferrari Neto, vice-presidente do SINDHOSP.

Este portal publicará mais informações sobre o sarampo, sobre a campanha para evitar uma possível epidemia e os cuidados que os prestadores de serviços de saúde devem adotar. Acompanhe!

         

          Clique e veja onde pode ser encontrada a vacina na Grande SP:

São Paulo

Guarullhos 

Osasco

Santo André

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top