10 de fevereiro de 2015

Acesse as principais perguntas das consultas realizadas pelo IN$TRUIR

O Projeto IN$TRUIR já possui quase três meses atividade, e tem recebido dúvidas diárias de associados e contribuintes sobre assuntos relacionados às áreas de contabilidade, fiscal e tributária. Em tempos de mudanças no Simples Nacional, com a aproximação da entrega da DMED e num ambiente de constante alteração de normas, as empresas ficam em dúvida sobre quais os caminhos seguir, e qual a melhor maneira de minimizar o impacto dos tributos e dos impostos no fechamento das contas.

Aqui neste espaço você encontra algumas das perguntas e respostas mais recorrentes do Projeto. Trata-se de uma pequena mostra do que o nosso plantão de dúvidas pode fazer por você e pela sua empresa.

Possui alguma dúvida? Ainda não conhece o Projeto IN$TRUIR? Mande um e-mail para instruir@fehoesp.org.br, com a sua pergunta. Ou agende um atendimento pelo telefone, presencial ou via Skype, pelo telefone (11) 3226-9455.

Hospital Leforte realiza palestra sobre obesidade

O Hospital Leforte realiza, no dia 26 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 19 horas, um Encontro de Pacientes do Centro de Tratamento da Obesidade e Diabetes da instituição. O evento gratuito e aberto ao público contará com uma palestra sobre a doença do excesso de peso, mostrando que é possível driblar o problema e manter uma vida saudável.

O palestrante e gastroenterologista e cirurgião bariátrico do Hospital Leforte, Tiago Szego, conta que são esperados pacientes já tratados, em preparação, pessoas à procura de tratamento e interessados sobre o assunto.

O evento organizado pela equipe do Hospital Leforte contará com uma média de 60 participantes e acontecerá no Hotel Quality Faria Lima, na Rua Diogo Moreira, 247, Pinheiros, em São Paulo.

Contratação de planos de saúde cresce 2,5% em 2014

O mercado brasileiro de planos de saúde médico-hospitalares encerrou 2014 com crescimento de 2,5% em relação a 2013, ao registrar 50,84 milhões de beneficiários. Um acréscimo de 1,26 milhão de vínculos em 12 meses. Em dezembro de 2014, o crescimento foi de 0,9% em comparação a setembro de 2014. Os dados são do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e constarão do boletim Saúde Suplementar em Números.

O IESS identificou que a expansão do total de beneficiários foi impulsionada pelos planos coletivos empresariais, que registraram crescimento de 3,3% em 12 meses, ao atingir 33,70 milhões de vínculos ao término de 2014. O que equivale a um acréscimo de 1,07 milhão de beneficiários. Em dezembro de 2014, em relação a dezembro de 2013, as contratações subiram 1,1%.

“Notamos que a baixa atividade econômica atingiu o mercado de saúde suplementar, que mostra sinais de perda de ritmo de crescimento”, afirma Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS. “No entanto, não resta dúvida de que o crescimento de 2,5% deve ser celebrado já que o PIB de 2014 deve ter fechado próximo de 0%”, analisa.

Já os planos coletivos por adesão também registraram crescimento no período de 12 meses: alta de 2,6%. Isso representou um acréscimo de 171 mil vínculos em todo o país. Em dezembro de 2014, em relação em relação a setembro de 2014, a alta foi de 1,4%.

O IESS também chama a atenção para o aumento do número de beneficiários de planos individuais. Em 2014, foram registrados 9,98 milhões de vínculos, um incremento de 0,9%. “Os planos individuais ainda têm uma participação importante, pois respondem por quase 20% de todos os vínculos dos planos de saúde médico-hospitalar”, observa Carneiro.

O boletim Saúde Suplementar em Números destaca ainda o crescimento dos beneficiários dos planos exclusivamente odontológicos. Ao término de 2014, foram registrados 21,41 milhões de vínculos, um crescimento de 5,6% em 12 meses, ou 1,13 milhão de beneficiários. Em dezembro de 2014, a expansão foi de 2,3% em comparação a setembro de 2014.

As informações do boletim Saúde Suplementar em Números baseiam-se em dados do sistema da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que acabam de ser atualizados.

Dmed deve ser entregue até 31 de março

Os planos de saúde, hospitais, laboratórios, clínicas médicas ou odontológicas, independente da especialidade, deverão enviar a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) à Receita Federal do Brasil até o dia 31 de março de 2015.

O documento, que reúne informações sobre os valores recebidos pelos prestadores de serviços de saúde de pessoas físicas durante o ano-calendário 2014 deverá ser transmitido em meio digital, pelo aplicativo que já está disponível no site da Receita. O uso de certificado digital válido é obrigatório nesta operação, exceto para os optantes do Simples Nacional. Os profissionais liberais prestadores de serviços médicos e de saúde deverão entregar a Dmed somente se estiverem equiparados a pessoa jurídica.

A Dmed entregue ao fisco deverá conter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o nome completo do responsável pelo pagamento e do beneficiário do serviço, bem como os valores recebidos de pessoas físicas, individualizados por responsável pelo pagamento.

São considerados objetos da DMED os serviços prestados por spicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, dentistas, hospitais, laboratórios, serviços de próteses ortopédicas e dentárias, clínicas médicas de qualquer especialidade, e os prestados por estabelecimento geriátrico classificado como hospital pelo Ministério da Saúde e por entidades de ensino destinadas a instrução de deficiente físico ou mental.

Quem não entregar a declaração no prazo estiuplado está sujeito a multa de R$ 5 mil por mês calendário ou fração.