Carlos José Augusto da Costa é reeleito presidente da ADJ Diabetes Brasil

Projetos internacionais estão entre os desafios para os próximos 2 anos

Com uma gestão estratégica e com resultados positivos, no último dia 14, Carlos José Augusto da Costa, tomou posse pela segunda vez da presidência da ADJ Diabetes Brasil. Nos próximos dois anos, Costa terá desafios como continuar a liderar a organização tanto das atividades internas como as externas, aprimorar os programas existentes e colocar em prática os projetos, que estão para ser selados.

“Temos dois projetos internacionais que devem começar este ano, um deles inclusive terá o apoio da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e o outro terá o parceria, além do IDF, também com a Sociedade Internacional para Adolescentes e Crianças com Diabetes (Ispad) e com a Sanofi. O primeiro deles ajudará a melhorar a sensibilização das pessoas com diabetes, incluindo o governo, e o outro atuará em ambiente escolar para que as crianças com diabetes possam controlar melhor o tratamento, prevenindo qualquer tipo de discriminação, além de aumentar a conscientização sobre o diabetes e os benefícios de escolhas alimentares saudáveis e da realização de atividade física entre as crianças. Esta última iniciativa inclusive tem parceria da IDF com a Fundação de Saúde Pública da Índia para implementar este projeto neste país e no Brasil”, explica Costa.

Além disso, ele continuará os programas como: o Acampamento da ADJ, que estará este ano na sua 34ª edição e que atualmente leva 80 crianças; as palestras educativas; os grupos de apoio de acordo com as idades das crianças e dos jovens com diabetes, o Café com o Doutor, atividade criada para que as pessoas possam esclarecer todas as dúvidas com médicos em um ambiente descontraído; o Programa Aprifarma, Curso de Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos; o Programa Educando Educadores, Curso de Qualificação de Profissionais de Saúde em Educação em Diabetes, além dos atendimentos individuais, relacionados à saúde e aos direitos das pessoas com diabetes.

“Este ano, a nossa expectativa é dar continuidade e ampliar o relacionamento com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), tendo em vista os bons resultados que estamos obtendo. Além disso, estamos em busca de que a instituição conquiste sua sustentabilidade, através dos projetos, que já iniciamos e que desenvolveremos ao longo deste ano, a fim de continuarmos a beneficiar as pessoas com diabetes de forma gratuita. Além disso, manteremos o contato com o governo para que o nosso público-alvo continue a ter acesso à medicação e aos insumos de forma gratuita e possamos ter mais iniciativas, que melhorem a qualidade de vida da pessoa com diabetes”, acrescenta Costa.

Economista, com especialização em finanças, Carlos José Augusto da Costa participa da ADJ há 31 anos. Já tendo ocupado outros cargos, como tesoureiro, E a vice-presidência da instituição, ao longo desses anos.

Nesta gestão, também participam da diretoria: Daniel Fink, vice-presidente; Ione Taiar Fucs, primeira secretária e responsável pelo ADJ-JUR; Luciana Canto, segunda secretária; Marco Antonio Vivolo, tesoureiro; Daniel Polato, segundo tesoureiro; Denise Reis Franco, diretora adjunta para educação; Sergio Metzger, diretor adjunto de relações institucionais.