2 de junho de 2015

eSocial exigirá mudanças no RH

Massao Hashimoto, consultor do Projeto In$truir, idealizado pelo SINDHOSP e pela FEHOESP, realizou o workshop "O impacto do eSocial na área da saúde", no estande do Iepas na Hospitalar Feira+Fórum, no dia 22 de maio.

O palestrante explicou que o eSocial é uma plataforma única compartilhada por Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Caixa Econômica, Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e Ministério da Previdência Social, para unificar os dados dos trabalhadores, principalmente no tocante ao pagamento dos trabalhadores e informações sobre fundo de garantia.

“O objetivo é viabilizar a garantia dos direitos previdenciários e trabalhistas do trabalhador”, afirmou o consultor. Ele chamou atenção para a necessidade de conscientização organizacional da empresa, por conta da questao de cumprimento de prazos. “O eSocial vai exigir atenção muito grande dos funcionários do RH”, afirmou.

“Vai haver dificuldades no começo, mas depois a simplificação será percebida, assim como aconteceu com a nota fiscal eletrônica”, completou.

FOTO: Dule Oliveira

Curso em SP aborda gerenciamento financeiro na Saúde

O calcanhar de Aquiles das organizações de saúde tem sido a gestão de custos. Ambientes que prestam serviços de saúde são complexos, multifacetados e, em geral, não conhecem de fato seus gastos. Gerenciá-los, no entanto, depende de conhecimento e de compartilhamento de informações, principalmente dos profissionais responsáveis pela área assistencial, que são quem tomam as decisões mais importantes, e mais onerosas, para os hospitais, as clínicas e dos demais serviços.

Dada a importância do tema, foi ministrado em São Paulo, na sede do SINDHOSP, o curso “Gerenciamento Financeiro para Instituições de Serviços de Saúde”, em 2 de junho.

Sob a orientação de Ronaldo de Oliveira Scuciato, coordenador técnico na Planisa, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre as técnicas de planejamento e gerenciamento de custos.

Para Ronaldo, uma área sensível do planejamento e gerenciamento financeiro nas instituições de saúde é justamente a assistencial. “Há dificuldade de alinhamento de interesses com o corpo clínico. Muitos médicos ainda resistem em compartilhar informações, ou em se aprofundar nos conhecimentos de gestão de suas áreas”, afirmou.

Os cursos realizados no SINDHOSP são promovidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS).

MS vai pagar por descarte de capilares de paciente com hepatite B e C

A portaria nº 584 do Ministério da Saúde (MS), publicada no Diário Oficial da União de 18 de maio e já em vigor, estabelece que, a partir da competência junho/2015, o Ministério da Saúde pagará pelo descarte de capilares de pacientes com hepatite B e C. O novo código para procedimentos de hemodiálise em pacientes com sorologia positiva para hepatite B e C será o mesmo já utilizado para HIV.

A Confederação Nacional de Saúde (CNS) divulgou a orientação da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), que alerta todas as clínicas a fazerem o descarte a partir de 1º de junho de 2015. A ABCDT também destaca a importância de os prestadores entrarem em contato com seu gestor e pedirem agilidade no envio de ofício à Secretaria de Atenção à Saúde – Departamento de Atenção Especializada e Temática/ Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde com a aprovação e relação dos respectivos serviços habilitados e que realizam o descarte dos dialisadores e linhas arteriais e venosas para todos os procedimentos hemodialíticos em paciente com sorologia positiva para hepatite B ou C, desde 13 de março de 2015.

Confira aqui a integra da portaria nº 584.