Área tributária é a mais questionada no Projeto Instruir

Plantão de dúvidas contábeis começou em novembro

O fim de ano se aproxima e com ele as responsabilidades contábeis e fiscais das empresas. Entre impostos e taxas, dúvidas contábeis costumam aparecer pelo caminho e dificultar a execução das tarefas. Foi pensando nisso que o SINDHOSP e a FEHOESP elaboraram o Projeto Instruir, um plantão de dúvidas que visa orientar os associados e contribuintes sobre as principais atividades da área de contabilidade.

O projeto que já está ativo em modo piloto, com tempo limitado de duração, e está disponível inicialmente para empresas sediadas na capital paulista e na Grande São Paulo. Para fazer uso do plantão, basta que o estabelecimento seja contribuinte e/ou associado pagante do Sindicato. Para participar dos plantões presenciais é necessário que o interessado faça agendamento prévio (veja mais em “Como funcionar).

De acordo com Massao Hashimoto, consultor contábil parceiro no Projeto, as dúvidas tributárias são as mais questionadas até o momento pelos participantes. "O final de ano é sempre um momento complicado para as organizações. A maioria das nossas consultas tem sido sobre a opção do simples, se é viável optar por este tipo de tributação e como fazê-la", afirma. "Recebemos muitas perguntas por email e, em casos mais complexos, agendamos o plantão presencial".

Como funciona – Uma vez por semana, um profissional contratado ficará à disposição dos interessados para atendimento por telefone, Skype ou pessoalmente, na sede do SINDHOSP. O projeto contará também com atendimento on-line, que pode ser consultado a qualquer dia e horário pelo e-mail: instruir@sindhosp.com.br. Os atendimentos presenciais devem ser previamente agendados. Para isso, o interessado deve entrar em contato pelo (11) 3226-9455.

Serviços disponíveis – Serão sanadas dúvidas nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, tais como: orientação sobre procedimentos e as possibilidades lícitas que podem contribuir para a redução da carga tributária; explicação sobre possíveis irregularidades e sugestão de correção dos procedimentos; orientação sobre aplicabilidade de legislação federal, estadual e municipal; esclarecimentos e sugestões sobre o regime tributário mais adequado para cada estabelecimento; acesso à agenda mensal com obrigações fiscais atualizadas.

Ainda poderão ser discutidas dúvidas sobre a elaboração de balancetes, balanços, apuração e controle dos impostos, declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, bem como esclarecimentos sobre obtenção de certidões diversas, emissão de documentos fiscais e cumprimento de obrigações acessórias, folhas de pagamento de salários e autônomos, recibos de salários e RPAs, atos societários (contrato social, alteração de razão/denominação social), entre outros.